Governo pede prioridade para abastecer ambulâncias do Samu - Resultado Antecipado
Governo definiu prioritário abastecimento de ambulâncias do SAMUApós uma semana da paralisação de caminhoneiros, o governo federal definiu como prioritário realizar o abastecimento de ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e atender a outras demandas da área de saúde.
Por meio de nota, o governo informou que uma das possibilidades para que isso aconteça é "realizar a escolta de remédios para tratamento de câncer e para pessoas transplantadas".
A determinação foi feita durante reunião neste domingo (27) do gabinete de monitoramento da crise de abastecimento.
Publicidade
Fechar anúncio
Remédios de alto custo também serão priorizados, já que a falta desses produtos representa um alto risco para os pacientes em necessidade.
A avaliação das estruturas de segurança pública no sábado (26) era de que as instituições de saúde conseguiriam manter um nível básico de serviço no máximo até segunda-feira (27). Em alguns Estados, a situação é crítica: faltam sangue para transfusão, alimentação para pacientes e profissionais para atendimento, além de atraso no transporte de órgãos. Uma das prioridades elencadas pelo presidente da República, Michel Temer, é garantir a normalização dos serviços de saúde.
Ainda ontem, a Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados) informou que os prontos-socorros correm o risco de fecharem as portas a partir da próxima semana, caso "nenhuma medida imediata for adotada". O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse que o presidente da República, Michel Temer (PMDB), "ficou chocado e preocupado com a possibilidade da perda de vidas humanas". Por isso, lembrou a decisão judicial em que está autorizado o uso das Forças Armadas para garantir o desbloqueio de rodovias.
Arte/R7

Fonte/pesquisa: https://noticias.r7.com/brasil/governo-pede-prioridade-para-abastecer-ambulancias-do-samu-27052018