Bloqueio do porto fluvial de Porto Velho afeta abastecimento de combustível em quatro estados do Brasil - Resultado Antecipado
bloqueios na Estrada do Belmont, em Porto Velho, e em onze pontos da BR-364 implicam diretamente no abastecimento de combustível em quatro estados do Brasil, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo de Rondônia (Sindipetro). A greve dos caminhoneiros teve início no estado na terça-feira (22) e há postos sem combustível em quase todos os 52 municípios de Rondônia.
A gasolina e o diesel consumidos em Rondônia, Acre e norte do Mato Grosso saem de Manaus (AM) e são transportados por meio fluvial até o porto de Porto Velho, para então ser distribuída por via terrestre para as demais localidades. Já o etanol que chega ao porto do Mato Grosso é levado, também pelo rio, à capital amazonense.

O processo

Tudo começa com a extração do petróleo pela estatal Petrobras na Província Petrolífera de Urucu, localizada no município de Coari, interior do Amazonas. Após a extração, o petróleo segue para a Refinaria Isaac Sabbá (Reman) no setor industrial de Manaus.
O resultado do refinamento desse petróleo é a gasolina e o diesel, que seguem com destino ao porto fluvial de Porto Velho. “Os combustíveis que chegam à capital de Rondônia vão abastecer o interior do estado, todo o estado do Acre e norte do Mato Grosso”, afirma o secretário do Sindipetro.
Se os três estados dependem do combustível refinado em Manaus, a maior cidade da Região Norte, por sua vez, depende do etanol produzido no Mato Grosso. No entanto, o trajeto desse combustível corta todo o estado de Rondônia, através da BR-364, até chegar ao porto fluvial em Porto Velho. De lá, o etanol segue pelo Rio Madeira até a capital do Amazonas.
“Porto Velho é um importante ponto de distribuição de combustíveis. Com o bloqueio na Estrada do Belmont e na BR-364, todo esse combustível fica interditado”, comenta o secretário do Sindipetro.
A greve dos caminhoneiros já dura três dias em Rondônia e conta com com mais de dez bloqueios nas rodovias federais, em nove municípios.
Na Estrada do Belmont, em Porto Velho, a manifestação, organizada por motoristas de transporte por aplicativo, se concentra em frente a distribuidora de combustíveis da capital.