Quando eh paga a multa de 40 do FGTS ? - Resultado Antecipado
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma poupança compulsória que socorre o trabalhador demitido sem justa causa. Além do dinheiro depositado pela empresa em conta vinculada do empregado, o funcionário dispensado do emprego, como o nosso super-herói Zé Lador, tem direito a receber também multa de 40% sobre o total de depósitos feitos por aquele patrão.
— Esse cálculo inclui todo o histórico daquela conta, e não necessariamente o total do extrato do momento da demissão. Isto quer dizer que, ainda que o funcionário tenha usado parte do dinheiro do FGTS para financiar a casa própria, por exemplo, o cálculo da multa de 40% não leva só em conta o residual que está na conta vinculada ao trabalhador. A empresa tem de guardar toda a documentação e o valor total dos depósitos — Patricia Garcia dos Santos, professora de Direito Trabalhista e Previdenciário.
 
 
 
A multa será depositada pela empresa até dez dias depois da demissão, juntamente com outras verbas rescisórias. O resgate do Fundo de Garantia, porém, só será possível depois da assinatura da rescisão de contrato de trabalho, um dos documentos exigidos pela Caixa Econômica Federal. O processo demora em geral 30 dias até a liberação do dinheiro. A manipulação deste recurso na hora do aperto das contas após a demissão é crucial para manter uma retaguarda confortável enquanto o Zé Lador busca recolocação no mercado de super-heróis.
— É a notícia boa da demissão. Mas será que posso usar para investir? — se questiona o Zé Lador.

Zé Lador foi a uma agência da Caixa em busca de seu FGTS
Zé Lador foi a uma agência da Caixa em busca de seu FGTS Foto: Marcelo Theobald
Especialistas sugerem um pouco mais de cautela.
— Sugiro pagar dívidas, mas a utilização do dinheiro vai depender do montante a ser resgatado. Há pessoas que trabalham informalmente e pensam em aplicar esse dinheiro para começar um negócio. É preciso avaliar os riscos de não ter o retorno na velocidade que o demitido precisa — explica Ricardo Macedo, professor de Economia e Finanças do Ibmec/RJ.
Zé Lador é demitido

DEMISSÃO

Depois de cinco anos defendendo os direitos dos cidadãos, Zé Lador foi demitido do posto de super-herói. Agora, desempregado, ele vive o drama de 1,5 milhão de brasileiros, em 2015, que perderam o emprego por causa da crise econômica.

Direitos

Para ajudá-lo neste momento difícil, o EXTRA criou um grupo de repórteres para consultar especialistas e esclarecer os principais direitos dos trabalhadores demitidos.

Passo a passo

Zé Lador já fez a homologação da rescisão, exame demissional e cálculo de horas extras e do aviso prévio.


Fonte/pesquisa/créditos: https://extra.globo.com/noticias/economia/saiba-como-calcular-multa-de-40-sobre-fgts-apos-demissao-do-ze-lador-18705334.html