Posso sacar o FGTS antes do prazo? - Resultado Antecipado

Em quais situações é possível sacar o FGTS antes do prazo?

Em algumas situações, é possível resgatar o FGTS antes do prazo, isso é um direito do trabalhador, confira alguns casos onde é possível efetuar o saque do benefício:

Demissão sem justa causa

Essa é a situação mais conhecida. Ao ser demitido, o funcionário pode usar os recursos do FGTS para se manter até conseguir um novo emprego.

Falência da empresa

Se não houve pedido de demissão, nem por parte do funcionário, nem por parte do empregador, em caso de falência da empresa, o saque do FGTS é permitido.

Rescisão contratual

Em caso de demissão por justa causa ou por rescisão indireta, quando fica comprovado na Justiça que a culpa é tanto do empregador como do funcionário, é possível sacar o FGTS, pagando uma multa de 20% ao governo.

Financiamento ou compra da casa nova

O trabalhador que tenha 3 anos de trabalho sob o regime CLT, pode usar o dinheiro depositado no FGTS, mesmo tendo trabalhado em diferentes empresas, pode usar o benefício como entrada para o financiamento de um imóvel ou pagamento à vista.

Desastre natural

Em casos de perdas por causa de fenômenos naturais como terremotos, enchentes entre outros casos, é possível fazer a retirada do saldo do FGTS para cobrir os prejuízos.

Falecimento do trabalhador

Nesse caso, o saque do benefício deve ser solicitado pela família, após o falecimento do trabalhador, apresentando os documentos necessários na Caixa Econômica Federal.

Trabalhadores com idade igual ou superior a 70 anos

Independente do tempo de contribuição do funcionário, a partir dos 70 anos o colaborador está apto a sacar o saldo do FGTS.

Pessoas com HIV, câncer ou doenças graves em estágio terminal

Nesses casos, o saque do FGTS é autorizado para dar auxílio ao tratamento do doente.