É possível sacar o FGTS com o cartão cidadão? - Resultado Antecipado

FGTS: onde e como sacar

É fundamental que você tenha sua Carteira de Trabalho (CTPS), documento de identificação (RG) e CPF em bom estado de conservação para o saque do seu FGTS. O cartão do PIS/PASEP/NIS também, se não tiver o cartão tenha o número em mãos.

Se você perdeu sua CTPS ou qualquer um dos documentos acima, providencie uma segunda via. No caso da CTPS, além da segunda via, você terá que providenciar os registros das empresas em que trabalhou.

Uma das maneiras de fazer isso é ir de empresa em empresa e pedir que façam um novo registro. As empresas são obrigadas a fazer isso, caso se recusem você pode procurar a Delegacia Regional do Trabalho ou entrar com uma ação trabalhista. Se a empresa tiver fechado você deve procurar a Junta Comercial e verificar quem cuida da massa falida e solicitar documentos que comprovem o vínculo empregatício. Você também pode procurar a Superintendência Regional do Trabalho para tentar recuperar estes dados.

Outra maneira (e talvez mais rápida e fácil) é procurar a Superintendência Regional do Trabalho ou um posto de atendimento do Ministério do Trabalho. Você deverá levar documentos como Termo de Rescisão Contratual, Comprovante de Seguro Desemprego e Holerite, que comprove seu vínculo com as empresas onde trabalhou. Se não tiver nenhum documento, terá que bater de porta em porta juntos aos antigos empregadores.
No mais, a documentação varia de acordo com cada situação. Acesse aqui e confira.

Para sacar o seu FGTS, o ideal é que você tenha o Cartão Cidadão. Com este cartão você pode consultar e sacar benefícios como o FGTS, PIS e Seguro-Desemprego nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica ou nas casas lotéricas.

Se você ainda não tem o Cartão Cidadão, procure uma agência da Caixa Econômica Federal ou ligue para 0800-726-0207. Tenha em mão o número do PIS/PASEP/NIS.

Com o Cartão Cidadão você pode sacar o FGTS desde que o valor seja igual ou inferior a R$ 1.500,00. Para valores superiores a R$ 1.500,00 você deve se dirigir a uma agência da Caixa.
Para quem tem conta na Caixa, geralmente, os benefícios são creditados direto na conta. Não é necessário voltar a agência para fazer o saque. Quando estiver na agência, informe-se.

Fonte/pesquisa/créditos: https://jurosbaixos.com.br/conteudo/10-situacoes-em-que-e-possivel-sacar-o-fgts/