O que é o IGP-M ? - Resultado Antecipado

O que é IGP-M?

O IGP-M é um indicador muito importante para a nossa economia e para diversos setores, como o de imóveis. A sigla quer dizer Índice Geral de Preços do Mercado, e é calculado mensalmente pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Ao final de cada ciclo de 30 dias, eles divulgam o resultado e o mercado se baseia nele para a tomada de diversas decisões.
Entre outras coisas, esse é o índice de referência usado para fazer os reajustes de aumento da energia elétrica e dos contratos de aluguel atualmente. O seu cálculo é feito levando em conta uma série de fatores e variáveis, que vão desde matérias-primas agrícolas até os produtos que são consumidos pelo comprador final na cidade grande.
Quando pensamos nos reajustes anuais das tarifas de locação, a base utilizada é o IGP-M acumulado em todo o ano anterior, e não apenas as taxas do mês escolhido para a efetivação da correção. Já nas transações de venda, o IGP-M só entra na correção de parcelas referentes às unidades prontas ou às parcelas que forem cobradas depois da finalização de uma construção, por exemplo.
O IGP-M foi concebido basicamente para ser uma medida compreensiva do quadro de movimentação de preços no país, englobando não apenas as atividades, mas também etapas distintas do processo produtivo, indicando mensalmente o nível de atividade econômica no Brasil.

Como funciona o IGP-M?

Como dissemos, o IGP-M corrige o valor dos aluguéis ou das parcelas no caso de uma aquisição. Mas esses cálculos são feitos de uma forma especial. É preciso ter em mente que o cálculo deste indicador considera diversos setores e vem de uma composição de valores que reúne diversas variáveis menores, das quais a principal é o IPA-M (Índice de Preços por Atacado – Mercado).
O IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor – Mercado) também entra na equação, com uma participação um pouco menor. O período no qual é feito o levantamento desses dados compreende o dia 21 de um mês até o dia 20 do mês seguinte. O indicador também faz uma medição do patamar de inflação do país.
Dessa forma, uma unidade na planta, por exemplo, tem a sua correção feita durante a obra por meio da aplicação de um índice como o CUB (Custo Unitário Básico) ou o INCC (Índice Nacional da Construção Civil). Uma vez finalizado o empreendimento, o indexador passa a ser o IGP-M.

IGP-M 2017

Em 2017, o Índice Geral de Preços de Mercado, como um todo, teve uma queda de 52%, confirmando as expectativas de deflação, que ocorreu pela última vez em 2009. O número foi calculado com estimativas de 15 instituições financeiras e de consultorias, que apontaram uma alta de 0,90% no último mês de 2017.

IGP-M 2018

Em 2018, a tendência para os números do IGP-M é promissora. Na segunda prévia de fevereiro, divulgada pela Fundação Getúlio Vargas, houve um aumento de 0,82% em fevereiro. Já no dado fechado em janeiro, houve um aumento de 0,76%, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas.

O que é IGP-M acumulado?

Você certamente já ouviu falar sobre o IGP-M acumulado, mas provavelmente não sabe o que é. Ele nada mais é do que a soma dos valores do IGP-M dos últimos 12 meses anteriores e é o indicador utilizado, como dissemos, para guiar os reajustes dos contratos de aluguel na data estipulada pelo contrato.

Fonte/pesquisa/créditos: http://www.ingaia.com.br/financeiro-o-que-e-o-igp-m-e-como-o-indice-funciona-no-mercado-imobiliario/