Contra coronavírus, Paraguai manterá quarentena 'com exceções' - Resultado Antecipado
O presidente esclareceu que serão permitidas exceções a partir desta segunda-feira  (30)


 O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, afirmou nesta sexta-feira (27) que manterá, com algumas exceções, as determinações de isolamento social que valeriam até este sábado (28) como medida preventiva contra a covid-19, que já causou três mortes no país vizinho.
 
Leia mais: Número de casos de coronavírus no Paraguai chega a 41

"Amanhã a decisão será tomada porque expira o decreto, mas já prevejo que no domingo haverá uma quarentena total", declarou Abdo Benitez ao deixar o Palácio do Governo após uma reunião que ocorreu ontem com muitos de seus ministros.

O Paraguai, que registrou 52 casos positivos, decretou restrições ao movimento de pessoas à noite no dia 10 de março, mas no último domingo (22) prorrogou a medida para 24 horas por dia, exceto para atividades básicas.

"Esta é uma pandemia que afetou a todos, e reitero que vamos priorizar a saúde pública. A economia pode se recuperar, e, como eu disse desde o primeiro dia, o objetivo é salvar vidas", destacou o chefe de governo.
O presidente esclareceu que serão permitidas exceções a partir desta segunda-feira (30), sempre respeitando os protocolos de saúde. Haverá mobilização do pessoal da educação para a entrega da merenda escolar aos setores vulneráveis durante a greve de educação, além do setor privado para o pagamento de salários e impostos.

O pronunciamento de Abdo Benítez foi uma resposta ao ministro do Interior, Euclides Acevedo, que havia afirmado que a partir do próximo domingo (29) o confinamento social seria relaxado e valeria apenas das 19h às 5h.

A ministra da Indústria e Comércio, Liz Cramer, disse que as medidas a serem anunciadas neste sábado incluirão algumas exceções para o setor privado para manter a economia aquecida.
Além do isolamento social, o Paraguai vem passando por uma quarentena até 12 de abril, que inclui a suspensão das aulas e dos eventos de massa.


Fonte/pesquisa/créditos: https://noticias.r7.com/saude/coronavirus/brasil-tem-36-mil-respiradores-fora-de-operacao-27032020